VICTOR BRECHERET
Ricardo Camargo & José Duarte de Aguiar

14 de abril a 15 de maio de 1991


Exibir mais obras


Exposição individual realizada de 14 de abril a 15 de maio de 1991, sem reprodução em catálogo, em conjunto com José Duarte de Aguiar. Foi a primeira venda de Brecheret desde a morte do artista, e reuniu obras dos anos 20 a 50 que faziam parte do acervo da família e de colecionadores particulares, entre elas a relíquia "Cavaleiros", uma maquete frontal do "Monumento às Bandeiras". Confira os artigos que foram publicados nos jornais e revistas na época.



Quem foi Victor Brecheret

Victor Brecheret nasceu em 1894 - em São Paulo, segundo a família, ou em Farnese, na Itália, segundo Pietro Maria Bardi. Em 1917, viajou de Roma para Paris só para acompanhar o enterro do escultor Rodin.

Morou em Paris até os anos 30, onde trabalhou perto do ateliê de Brancusi, uma das referências de sua obra. Participou do movimento modernista brasileiro da Semana de 22, junto com Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Em 1934, voltou definitivamente para o Brasil. Tem 23 monumentos em locais públicos de vários países. Morreu de infarte em 1955.

Lisette Lagnado
texto publicado na Folha Ilustrada em abril de 1991


Copyright © 2013 | RICARDO CAMARGO Galeria | Todos os direitos reservados.