Este Mercado de Arte nº 3 visa dar continuidade a um trabalho iniciado há muito tempo. Esta continuidade tem seu preço - obter obras de alto nível torna-se mais e mais difícil: os colecionadores relutam em se desfazer de seus acêrvos, e a seleção natural imposta pelo amadurecimento do mercado se faz impositiva.
Nesta mostra conseguimos um acervo de móveis, esculturas, tapetes da maior importância que abrange desde o século XV até o século XIX.
Da vanguarda dos anos 60 até os modernistas consagrados - com o aval dado pelo Prof. Bardi ao meu trabalho em 1984 ao me incumbir da venda de parte de seu acêrvo - tudo isto serviu para balisar meu caminho neste mundo da arte brasileira: o de rever e reposicionar artistas "esquecidos" por razões as mais diversas (Rego Monteiro - Ceschiatti - Malfatti - Flexor - John Graz - Brecheret).
Através deste trabalho obtivemos como resultado uma solicitação do Milwaukee Art Museum U.S.A., para colaborar na montagem da exposição "Cien Años de Criatividad: Latin American Women Artists" a percorrer Washington, D.C., Denver, Mexico City, etc.
Ora, dentre as 40 artistas selecionadas das Américas, 8 são brasileiras - tendo Anita Malfatti como figura de prôa, cuja exposição por mim realizada em 1991 foi visitada pela "expertíssima" diretora Latino-Americana do Metropolitan Museum de N.Y.C., U.S.A. e recomendada ao Milwaukee Art Museum, para "Cien Años...".
Creio ser chegado o momento das artes plásticas brasileiras ocuparem seu lugar paralelo à arquitetura, ao teatro, à música erudita e popular neste vasto mundo, às vésperas do século XXI.
Para continuar este trabalho continuo à postos, lembrando do companheiro de uma década José Duarte de Aguiar.
Meus agradecimentos aos muitos que me prestigiam.
Ricardo Camargo